Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 16 de Novembro de 2025

Geral

Governo quer desburocratizar CNH e garante que autoescolas não acabarão

Ministro dos Transportes afirma que projeto amplia acesso à habilitação e pode reduzir custos em até 80%

Acontece Rondônia
Por Acontece Rondônia
Governo quer desburocratizar CNH e garante que autoescolas não acabarão
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), afirmou nesta quinta-feira (2/10) que a proposta do governo para facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não terá como efeito o fim das autoescolas. O objetivo, segundo ele, é desburocratizar o processo e ampliar o acesso da população ao documento.

“Não vai ser o fim das autoescolas. O cidadão poderá procurar uma autoescola se desejar, se ela oferecer bom serviço e facilitar a aprovação na prova. Quem preferir estudar de outra maneira, poderá fazê-lo”, explicou Renan Filho em entrevista ao programa Acorda, Metrópoles.

O governo aponta que a medida representa o primeiro passo para um novo modelo de formação de condutores, que busca reduzir custos e permitir que mais brasileiros tirem a CNH. Estima-se que, sem a obrigatoriedade de frequentar autoescolas, o custo da carteira para as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio) poderá cair até 80%.

Publicidade

Leia Também:

“Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem CNH por causa dos altos custos e da burocracia”, destacou o ministro.

De acordo com a proposta, o conteúdo teórico poderá ser oferecido presencialmente nos centros de formação, por ensino a distância em empresas credenciadas ou em formato digital gratuito, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

FONTE/CRÉDITOS: Admin User
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!